Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

1º de setembro - Santo do dia

Santo Egidio

O nosso Santo de hoje, é muito popular na França. A época em que viveu o abade Egídio não sabemos com certeza, mas alguns historiadores acham que ele viveu no século VI, outros porém situam-no no século VIII. Alguns datam sua morte entre 620 e 740. Entre os vários episódios da vida deste Santo, encontramos também o que é ilustrado por dois vitrais e por uma escultura no portal da Catedral de Chartres, na qual aparece Santo Egídio enquanto celebrava a missa e obtém o perdão de um pecado que o imperador Carlos Magno não tinha ousado confessar a nenhum sacerdote.

O Santo vivia num bosque longe de toda convivência humana e o que mais contribuiu para a sua popularidade foi o fato de que era alimentado por uma corça, que Deus lhe enviara para levar leite ao piedoso eremita diariamente. Um dia a benéfica corça foi perseguida pelo rei que caçava na região, perseguindo-a, mas no instante de atirar a flecha não percebeu que o animal amedrontado estava já aos pés do eremita, assim a flechada acabou ferindo o Santo no lugar do pobre animal perseguido.

Depois do acidente, o rei tornou-se amigo de Egídio, obteve o perdão e deu-lhe de presente aquele terreno, no qual mais tarde surgiu uma grande abadia que prosperou uma ativa comunidade de monges, dos quais Santo Egídio tornou-se abade. Numerosos são os testemunhos do seu culto na França, Bélgica e Holanda, onde é invocado contra a convulsão da febre, contra o medo e contra a loucura.

Oremos: Pai, Deus nosso Pai, Jesus, vosso Filho, é o Caminho, a Verdade e a Vida. Mostrai-nos a vossa face amiga, tornai-nos verdadeiros e abri os nossos corações à vossa mensagem, Ó Deus de ternura e de bondade protegei-nos. Amém.



Nenhum comentário: