Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

30 de setembro - Santo do dia


São Jerônimo

Nasceu na cidade de Estrido, Dalmácia, nas atuais fronteiras da Iugoslávia, por volta do ano 340. Em Roma, estudou gramática, retórica, filosofia ... Foi um dos grandes escritores do seu tempo. Converteu-se ao cristianismo e decidiu tornar-se monge. Partiu para as terras do Oriente, berço do monarquismo. Fixou-se na Síria e entregou-se à uma vida de penitência, de oração.

Convenceu-se, entretanto, de que a sua verdadeira vocação era servir a Igreja na qualidade de escritor. Procurou, então, conciliar a vida monástica com o ofício de escrever: dedicação total aos estudos, reflexão, autodisciplina. Tornou-se sacerdote, mas raramente exercia o ministério sacerdotal. Regressando à Roma, foi feito secretário do papa São Dâmaso, época em que começou os trabalhos de tradução da Sagrada Escritura, a partir dos textos originais para o latim, conhecida hoje como Vulgata.

Morrendo o papa Dâmaso, foi para o Oriente, estabelecendo-se em Belém. Deixou escritas várias obras (cartas, tratados de exegese, comentários bíblicos), mas nada o tornou tão célebre quanto a tradução da "Vulgata". Por isso é chamado o "Doutor máximo das Escrituras".
Oração
Prece da fidelidade à Palavra

"Tradutor e exegeta da Bíblia, foste um sol que a Escritura ilumina; nossas vozes, Jerônimo, escuta: nós louvamos-te a vida e a doutrina. Relegando os autores profanos o mistério divino abraçaste, qual leão, derrubando os hereges, as mensagens da fé preservaste. Estudaste a palavra divina nos lugares da própria Escritura, e, bebendo nas fontes o Cristo, deste à todos do mel a douçura. Aspirando ao silêncio e à pobreza no presépio encontraste um abrigo; deste o véu à viúvas e virgens. Paula e Eustáquia levaste contigo. Pelo grande doutor instruídos, proclamamos, fiéis, o Deus trino; e ressoem por todos os tempos as mensagens do livro divino"

Nenhum comentário: