Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A seita anti-cristã e empresa Testemunhas de Jeová - Parte 2

Continuação...

Veja algumas das idéias dessa seita manifestas em seus próprios veículos de comunicação:

Seja um escravo da seita:

" Evite idéias independentes....Como se manifestam tais idéias independentes? Um modo comum é questionar o conselho provido pela organização visível de Deus."
- A Sentinela de 15/7/1983, pág. 22

A seita representa o próprio Deus e fora dela não haverá salvação possível:

" Nunca se esqueça de que apenas a organização de Deus é que sobreviverá ao fim deste sistema moribundo."
- A Sentinela, 15 de fevereiro de 1985, p. 31

Seja um alienado político

" se forem às seções eleitorais e anularem o seu voto de algum modo, quer riscando-o quer anotando nele, por exemplo, as palavras 'Para o Reino de Deus' " .
- A Sentinela 15/11/1964, pág. 692 (em português)

Obs: A Sentinela é mais uma das várias revistas editadas pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, uma das identidades jurídicas dos TJ.


O fundador da seita:


Charles Taze Russell, originalmente presbiteriano, depois congregacionista, mais tarde simpatizante do adventismo e depois fundador do seu próprio credo. Nada muito diferente da história de maioria dos fundadores das seitas modernas. Entretanto Russel era uma figura emblemática tendo em vista tratar-se de um homem que atribuía a si próprio o título de " pastor" , considerava-se um visionário, um místico. Por falar em mística há de ressaltar o seu apego ao ocultismo, à piramidologia bem típica de seu tempo (Russell visitou as pirâmides em 1892, 1910 e 1912).

Tinha absoluta certeza de que era o escolhido para conduzir os crentes de seu tempo à parusia. Mas no autoreconhecimento de sua própria ilusória relevância não via nos limites da verdade e da ética valores essenciais a um verdadeiro homem de Deus. Vejamos os principais fatos da vida desse líder, que nos dias atuais não passaria de mais um charlatão ou de mais um fundamentalista desequilibrado:

1852 - Nasce no dia 16 de fevereiro em Pittsburg, EUA. Seus pais, Josef e Ana Elisa Russell pertenciam à Igreja Presbiteriana. Desde cedo sempre detestou a doutrina calvinista da predestinação, por isso passou pela Igreja Congregacional e também pelo movimento adventista.

1872 - Disse falsamente ser Pastor e conhecedor das línguas originais da Bíblia. Forma assim um grupo de estudos bíblicos. Começou a pregar o ano da volta de Cristo que ele dizia saber através de cálculos matemáticos com passagens bíblicas. Nesse período, numa viagem ao Canadá, afirma num tribunal ser conhecedor do grego e das demais línguas originais da bíblia, mas quando lhe é dado um evangelho em grego para que lesse assume a fraude e é condenado por perjúrio.


1874 - O grupo de estudos de Russell recebe o nome de "Torre de Vigia de Sião"

1876 - Abertamente se auto-entitula "pastor".

1878 - Segundo Russell, neste ano ocorreria a vinda de Cristo que viria de forma invisível. O princípio do fim havia iniciado em 1799 e o Armagedom estava marcado para o ano de 1914.

1878 - Novamente, segundo Russell, neste ano ocorreria a vinda de Cristo e o fim dos tempos.

1879 - Seus adeptos passam a distribuir panfletos com sua literatura.

1879 Casa-se.

1884 Oficialmente surge o russelismo com o nome "A Aurora do Milênio". Publica o 1° de uma série de 6 livros que tinham este mesmo nome.

1893 Sua esposa o abandona alegando maus tratos e traição de Russell com a empregada Rose Ball.

1909 O grupo de estudos bíblicos de Russell passa a se chamar "Púlpito do Povo" .

1913 Divorcia-se oficialmente.

1914 Novamente os seguidores de Russell são frustrados, pois no Outono deste ano, segundo o próprio Russell, aconteceria a volta de Cristo.

1916 morre no dia 9 de novembro, numa viagem no trem continental, nos Estados Unidos.

1918 Segundo Russell, neste ano ocorreria a vinda de Cristo, porém seu sucessor, Rutherford, remarcou a data para 1925.

1931 O grupo fundado por Russell adota o nome de "Testemunhas de Jeová".

continua...

Nenhum comentário: