Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sábado, 13 de setembro de 2008

13 de setembro - Santo do dia


São João Crisóstomo

São João Crisóstomo, nasceu em Antioquia por volta do ano 349. Educado pela mãe, Santa Antusa, viveu vida monástica dentro de casa, nos anos de sua juventude, Quando da morte de sua mãe, retirou-se para o deserto e aí permaneceu seis anos, dos quais os dois últimos passou no retiro solitário de uma caverna, em detrimento da saúde física. Foi então chamado a cidade e ordenado diácono, dedicando-se por cinco anos a preparação ao sacerdócio e ao ministério da pregação. Ordenado sacerdote pelo Bispo Fabiano no ano 386, tornou-se importante colaborador no governo da diocese de Antioquia.

São João especializou-se na pastoral da pregação, na qual revela os dons de orador e sua profunda cultura, tornando-se um grande pregador, alcançando fama, que lhe valeu no ano de 398 o título de “Crisóstomo”, que significa: “boca de ouro.” tornando-se posteriormente patriarca de Constantinopla. Pastor e moralista, mostrava-se ansioso em transformar o comportamento prático dos seus ouvintes e não permanecia na exposição de raciocínios sobre a mensagem cristã. Desenvolveu ainda uma pastoral sistematizada, com evangelização rural, criação de hospitais, procissões anti-arianas, sermões “de fogo” com que incriminava e advertia os fiéis, chamando-os à conversão.

Morreu exilado no dia 14 de setembro de 407. Do sepulcro de Comana, o filho de Arcádio, Teodósio, o Jovem, fez transferir os restos mortais do Santo a Constantinopla, onde chegaram na noite de 27 de janeiro de 438, entre uma multidão triunfante. De seus numerosos escritos, lembramos um pequeno volume Sobre o sacerdócio, obra-prima da espiritualidade sacerdotal de São João da Boca de Ouro.
São João Crisóstomo... rogai por nós

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho uma duvida,julho de 2009 procurei um padre da igreja ortodoxa em taguatinga sul, para realizar meu segundo casamento, pois a minha primeira mulher me abandonou e eramos casados na igreja romana, o padre pediu que eu procurasse a nulidade do meu casamento na igreja romana, pois os sacramentos do batismo e do matrimonio tem comunhão das igrejas e disse que enquanto não fosse anulado eu estaria casado aos olhos de Deus e pecando em adulterio, não são igrejas diferentes? como devo proceder para anular meu casamento, pois estou noivo a dois anos e iria casar em maio de 2010.