Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Santo do dia - 11 de setembro


São João Gabriel Perboyre - Mártir


Hoje comemoramos o Bem-aventurado João Gabriel, que nasceu no dia 06 de janeiro de 1802, em Mongesty, na França. Era filho de camponeses, tendo dois irmãos e duas irmãs. Além dele, toda sua familia ingressou na vida religiosa. João Gabriel ingressou nos lazaristas de Montauban no ano de 1820, e em 1825, foi ordenado sacerdote. Foi enviado para à China como missionário, dez anos depois tendo vivido em Honan e depois em Hu-Pé, onde testemunhou sua fé com a própria vida.


Foi preso em 1839 e conduzido a Ku-Tching, depois a Siang-Yang-Fu e, por fim , a U-Tchang-Fu, onde foi crucificado. Antes de o crucificarem, acorrentaram-no, truturaram seus pés em um torno, açoitaram-no com varas de bambus, chicotearam-no, fizeram-no beber sangue de um cão e o expuseram à humilhação pública. Morreu no dia 16 de setembro de 1840.

Foi beatificado em 1889. E, proclamado Santo, pelo Papa João Paulo II, em 1996. São João Gabriel Perboyre foi o primeiro missionário da China a ser declarado Santo pela Igreja.




Santa Pulquéria

A Santa que comemoramos hoje, Santa Pulquéria, nasceu aos 19 de janeiro de 399, em Constantinopla, filha de reis teve que intervir várias vezes como imperatriz, mas o lindo é que tudo fez para a glória de Deus.

Ainda jovem, fez voto de virgindade a Deus, sendo seguida por duas irmãs mais novas, formando assim no palácio imperial uma comunidade religiosa, contendo regulamentos que dividiam a vida das princesas, entre horas de trabalho, oração e meditação. Ao ficarem órfãos, o governo do império sobrou para o irmão menor, o qual tinha apenas 8 anos de idade.

Com isto, Pulquéria assumia a educação do irmão e entregou o governo a homens competentes. Com a maior idade do irmão Teodósio, a Santa irmã aconselhou-o a casar-se com Atenias, filha de um filósofo convertido ao cristianismo. Pulquéria zelava pela ortodoxia da fé, por isso sua participação foi decisiva na condenação da heresia de Nestório no Concílio de Éfeso em 431, e mais tarde a denúncia no Concílio de Calcedônia da mentira doutrinal propagada pelo monge Eutiques.

Quando morreu o imperador sem herdeiros, Pulquéria decidiu-se casar com um alto oficial do exército, que com comprovadas qualidades morais, soube administrar na paz, o Império, enquanto a Santa se consumia em obras de caridade para com os pobres. Também empreendendo a construção de Igrejas e hospitais.

Esta mulher virtuosa, forte e enérgica, que entrou no céu em 453, foi a primeira imperatriz que de fato teve responsabilidade direta no governo de um império que a Igreja Romana e a Grego - Ortodoxa, reconheceram-na digna do título de Santa.

Santa Pulquéria...rogai por nós!

Nenhum comentário: