Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

17 de setembro - Santo do dia


Texto do Santo do Dia
São Roberto Berlamino



São Roberto Belarmino nasceu em Montepulciano, no ano de 1542. Em 1560 ingressou na Companhia de Jesus. Estudou teologia em Pádua e Lovaina. em 1576 tornou-se o primeiro titular da cadeira de apologética na Universidade Gregoriana (Colégio romano).

Foi professor de São Luiz Gonzaga.

Em 1599, foi eleito cardeal e arcebispo de Cápua. Teólogo oficial da Igreja, São Roberto Belarmino foi um homem muito discutido durante a Reforma Católica. O seu maior empenho foi difundir a doutrina proclamada pela Igreja durante o Concílio de Trento.

Legou-nos várias obras: Controvérsias, onde expõe de maneira monumental a doutrina católica; Catecismo (Doutrina Cristã breve), exposição da doutrina cristã em forma popular (foi traduzido em mais de cinqüenta línguas, um verdadeiro best-seller com mais de 400 edições); A arte de bem morrer. Por tudo isto e pelo zelo que teve pela doutrina da Igreja, foi declarado Doutor da Igreja. Morreu em Roma, em 1621.


Oração
Prece para manter a fidelidade
Que ordenais, Senhor, que os vossos servos façam? “Tomai sobre os vossos ombros o meu jugo”, dissestes vós. O que é vosso jugo? - “Meu jugo é suave”, vós dissestes, “e meu fardo é leve”. Quem, de boa vontade, não carregaria um jugo que não oprime, mas, ao contrário, fortalece, e um fardo que não pesa, mas, ao contrário, suaviza? Para justificar, vós dizeis também, “e encontrareis repouso para as vossas almas”. Que é, pois, este jugo que não nos aflige, mas, ao contrário, nos faz repousar?

É aquele “primeiro e grande mandamento: amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração”. Por isso, Senhor, o que é mais fácil, mais excelente e mais agradável que amar a bondade, a beleza e o amor, coisas que encerrais em vosso ser, ó Senhor meu Deus?... (Extraído de A Ascenção da mente de Deus.).


Nenhum comentário: