Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

terça-feira, 16 de setembro de 2008

16 de setembro - Santo do dia

São Cornélio e Cipriano

São Cipriano nasceu em Cartago, mais ou menos no ano 210, era ainda pagão quando ensinou filosofia e advogou. Converteu-se em 246, e três anos depois foi escolhido para o episcopado. Havia apenas tomado posse na diocese de Cartago, quando estourou a perseguição de Décio, Os cristãos deviam apresentar-se ao magistrado e requerer o libellus, Isto é, um certificado que os declarasse bons e honestos cidadãos.

Cornélio foi eleito Papa no ano 251, logo depois da perseguição do imperador Décio, tendo sido sua eleição impugnada por Novaciano, que acusava o papa de ser um libelado. Cipriano e com ele os bispos africanos, ficaram do lado de Cornélio, lutando intensamente contra a cisma de Novaciano.

Cipriano e Cornélio era aliados contra o antipapa Novaciano, escrevendo, na oportunidade, o seu tratado mais importante: A unidade da Igreja. Os rigoristas acusavam São Cornélio de facilitar a readmissão dos apóstatas, dos decaídos (aqueles que renegavam a fé). O imperador Galo, sucessor de Décio, exilou São Cornélio em Civitavecchia, onde veio a falecer em Junho de 253, tendo seus restos mortais sido conduzidos a Roma e sepultados no cemitério de São Calisto.

E São Cipriano, bispo de Cartago, África, após a morte de São Cornélio foi exilado em Capo Bom, mas quando percebeu que fora condenado à pena capital, reentrou em Cartago, porque queria dar testemunho de amor a Cristo na presença do seu rebanho. Foi decapitado a 14 de setembro de 258. Os cristãos de Cartago haviam estendido sob sua cabeça paninhos brancos para depois guardarem, molhados no seu sangue, como preciosas relíquias.

Unidos pela fé e sangue, encontramos como exemplo de amizade e santidade estas testemunhas de Cristo, que foram martirizados no mesmo dia, porém com diferença de cinco anos.

São Cornélio

Cornélio, tinha sido eleito papa em 251, após um grande período de ausência do pastor, por causa da terrível perseguição de Décio. Sua eleição foi contestada por Novaciano, que acusava o papa de ser muito indulgente para com os que haviam renegado a fé (lapsos) e separaram-se da Igreja.

Por causa dos êxitos obtidos com sua pregação, foi processado e exilado para o lugar hoje chamado Civitavecchici, onde Cornélio morreu. Foi sepultado nas catacumbas de Calisto.


São Cipriano

Uma das grandes figuras do século III, Cipriano, de família rica de Cartago, capital romana na Africa do Norte. Quando pagão era um ótimo advogado e mestre de retórica, até que provocado pela constância e serenidade dos mártires cristãos, converteu-se entre 35 e 40 anos de idade.

Por causa de sua radical conversão muitos ficaram espantados já que era bem popular. Com pouco tempo foi ordenado sacerdote e depois sagrado bispo num período difícil da Igreja africana.
Duas perseguições contra os cristãos ocorrerem: a de Décio e Valeriano, marcaram seu começo e seu fim e uma terrível peste andou pelo norte da África, semeando mortes. Problemas doutrinários, por outro lado, agitavam a Igreja daquela região.

Diante da perseguição do imperador Décio em 249, Cipriano escolheu esconder-se para continuar prestando serviços à Igreja. No ano 258, o santo bispo foi denunciado, preso e processado. Existem as atas do seu processo de martírio que relatam suas últimas palavras do saber da sua sentença à morte:
Graças a Deus!


Nenhum comentário: