Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

22 de setembro - São Mauricio e Companheiros


SÃO MAURÍCIO E COMPANHEIROS

Diocleciano assim que foi aclamado imperador no dia 7 de setembro de 284, imediatamente nomeou Maximino governador do ocidente, com a incumbência de entrar contra os Gálios.

Estes tinham pego em armas para vingarem a morte de Carino, filho do até então imperador, assassinado por Diocleciano quando da tomada do poder. No alto Egito foi recrutada uma legião de soldados cristãos, comandados por Maurício e conhecidos como “os soldados cristãos da Tebais”.

Apesar do ódio que Maximino nutria pelos cristãos, a incorporação de tais soldados em seu exército não parecia nada extraordinária, já que o próprio imperador Diocleciano era simpatizante confesso deles. Inclusive, lhes confiava cargos administrativos importantíssimos no império.

Depois de muitas batalhas, durante um período de descanso de três dias em Octodorum, por ordem do imperador haveria três dias de comemorações e grandes festas religiosas onde os deuses pagãos seriam homenageados pela vitória conseguida sobre o inimigo.

É claro que os soldados cristãos da legião tebaica se recusaram a participar de tal festa, então levantaram acampamento e seguiram para Agaunum, uma aldeia a cinco quilômetros de distância da cidade.

Esse ato irritou o governador, que ordenou o retorno imediato da tropa de cristãos para que se aliassem ao exército nas solenidades aos deuses. Comandados por São Mauricio e com o apoio principalmente de Exupério, Cândido, Vitor, Inocêncio e Vital, os soldados da tropa de Tebais se recusaram novamente a participar dos festejos. Imediatamente os soldados cristãos se opuseram a tal ordem: "Somos teus soldados e não menos servidores de Deus. Sabemos perfeitamente a nossa obrigação como militares, mas não nos é lícito atraiçoar o nosso Deus e Senhor. Estamos prontos a obedecer a tudo que não contrarie a lei de Jesus Cristo."

Começaram a matar parte deste grupo, e o oficial Maurício com seus companheiros foram os que mais se destacaram, pois acolheram, por amor e fé em Jesus Cristo, a palma do martírio, dando assim, o mais perfeito testemunho.

Providencialmente, ou seja, como sinal da grande fidelidade destes cristãos, o local à beira do Rio Ródano, ficou conhecida como Martigny, nome que deriva de mártir.


Isso irritou ainda mais Maximino que imediatamente deu ordem a seu exército para marchar sobre eles. Maurício e seus companheiros foram então massacrados pelos soldados. O campo ficou forrado de sangue e cadáveres e naquele ponto foi erguido um templo em honra dos mártires.

Grande parte das relíquias dos soldados cristãos da legião Tebaica estão no convento de são Mauricio, em Agaunum.
São Maurício e companheiros, rogai por nós!

Nenhum comentário: