Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sábado, 20 de setembro de 2008

20 de setembro - Santo do dia

Santa Fausta

O Martirólogo romano assim narra a memória de Santa Fausta:
Em Cízico, na Propôntides (Ásia Menor), o natal dos santos mártires Fausta, virgem, e Evilásio, sob o imperador Maximiliano. Fausta foi suspensa e atormentada pelo próprio Evilásio, sacerdote dos ídolos, tendo sido despojada dos cabelos e raspada por humilhação.
Em seguida, querendo serrá-la pelo meio e não conseguindo, os algozes, ofendê-la, Evilásio, surpreso com isso, converteu-se a Cristo; e enquanto ele, por ordem do imperador, era duramente atormentado, Fausta, ferida na cabeça transpassada com pregos por todo o corpo e colocada num tacho ardente, finalmente, junto com Evilásio, chamada por uma voz celeste, passou ao Senhor. (Apud Mário Sgarbossa - Luigi Giovannini, Um Santo para cada dia, Ed. Paulinas, p. 300.)

Oração
Prece do fortalecimento da fé
Deus, nosso Pai, os vossos santos suportaram, em nome da fé, os maiores sofrimentos e torturas. Fortalecei, Senhor, a nossa fé e renovai o nosso Espírito, para que estejamos prontos a superar todas as adversidades e a não nos deixar abater por temores vãos. As palavras de Pedro, que vos confessou como o Deus vivo e verdadeiro, nos inspire e nos fortaleça hoje o espírito: ... aplicai toda a diligência em juntar à vossa fé a virtude, à virtude o conhecimento, ao conhecimento o autodomínio, ao autodomínio a perseverança, à perseverança a piedade, à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Com efeito, se possuirdes essas virtudes em abundância, elas não permitirão que sejais inúteis nem infrutíferos no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo ...Amém (1 Pd. 1,5ss).

Nenhum comentário: