Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

5 de setembro - Santo do dia

São Herculano

São Herculano, que hoje é comemorado, foi mártir, alguns séculos antes do bispo perugino. No martirológio, ele teria sido militar romano, o qual, durante o império do “Pio” Antonio, fora encarregado de escoltar ao martírio o bispo Santo Alexandre.

Também este último é personagem problemática; em seu martírio conta-se como, antes de ser decapitado, sofreu repetidas torturas, que não só não o fizeram retroceder na fé mas tampouco conseguiram esfolá-lo. Com esses prodígios, o soldado compreendeu que o Deus dos cristãos era mais poderoso que o do imperador, e que a obediência militar. Por isso, também ele declarou a própria fé, e tanto ele como o seu companheiro sofreram numerosos tormentos, antes de ter a cabeça mutilada, ou, segundo outra tradição, antes de serem jogados em um lago, com grande pedra atada ao pescoço.

Oremos: Que todos juntos, irmanados num mesmo povo e numa única família, elevemos o canto da ressurreição. Que o mal seja vencido, o egoísmo e a ganância sejam banidos da face da terra. Amém

Nenhum comentário: