Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

domingo, 5 de outubro de 2008

Santo do dia - 5 de outubro


São Benedito, o Mouro

Um escravo negro, que é o padroeiro dos Afro-americanos e dos negros.

Tambem conhecido como São Benedito, o negro.

Nasceu em Filadelfo, perto de Messina, na ilha de Sicília, Itália, por volta do ano de 1526. Os pais eram de origem escrava e descendência de negros etíopes ou de mouros do norte da África, daí o fato de ser chamado de Benedito, o Negro ou o Mouro.

O seu amo o libertou e ele passou a viver numa ermida em Montepellegrino, eventualmente passou a ser o superior de um grande grupo de reclusos. Quanto as ermidas foram extintas pelo Papa Pio IV (1550-1565), Benedito entrou para a Ordem dos Franciscanos com irmão. Com o tempo devido aos seus méritos foi indicado Superior do monastério apesar de ser analfabeto. Mais tarde tornou-se Mestre graças aos seus grandes esforços para conquistar suas deficiências educacionais e culturais. O seu grande amor a São Francisco de Assis e seu exemplo de caridade, fez com fosse eleito superior do monastério em 1.578, onde impôs uma estrita observância de pobreza e caridade.

Diz a tradição que ele tinha ajuda de um anjo que o ensinava, pois foi um excelente dirigente do monastério e alem disso os milagres a ele atribuídos conquistaram um aumento enorme nas visitas as mais variadas (de monarcas a mendigos) ao monastério.
Quando veio a falecer, de causas naturais, em 1589 o Rei Felipe III da Espanha mandou erigir uma tumba especial para ele, um simples frade.
A tradição diz que quando suas reliquias foram trasladadas, anos depois, seu corpo estava incorrupto.

Sua devoção é muito grande na Venezuela, Uruguai e Argentina e em Buenos Aires tem um santuário e um bairro com seu nome. Na Espanha é venerado na paróquia de Santiago de Redondela (Galícia).
Ele foi canonizado em 1807.

Sua festa é celebrada em 4 de abril.

No Brasil ainda é comemorado na data antiga, ou seja em 5 de outubro.

São Benedito, rogai por nós

***********************

Texto do Santo do Dia
São João de Penna



Bem-aventurado João de Penna viveu no século XIII. Ainda muito jovem ingressou na Ordem Franciscana, no mosteiro de Recanati. Era uma criatura alegre, calma, desapegada de tudo e amante das coisas de Deus.

Segundo os Fioretti, após viver toda a vida no anonimato, um anjo lhe apareceu e lhe disse:

Frei João, eis que está concluída a tua longa viagem pela qual tanto esperaste. Por isso, agora, anuncio-te da parte de Deus, pede a graça que quiseres. Mas, olha, digo-te ainda: Que preferes? Um dia de purgatório ou sete de sofrimento neste mundo? (Apud Padre Rohrbacher, op. cit., vol. 17, p. 335.) Frei João respondeu ao anjo que preferia os sete dias de sofrimento neste mundo. E tal aconteceu: o santo homem foi atribulado no corpo e na alma por sete dias. Após a provação, foi consolado por Deus e veio a falecer santamente no convento de Penna, no dia 5 de outubro de 1275.

São João de Penna, rogai por nós



Oração
Prece da presença de Deus
Deus, que sois Pai, tende piedade de nós.
Deus, que sois Filho, sede um irmão para nós.
Deus, que sois Espírito, sede amor para nós.
Deus, que sois Uno, uni os que somos muitos.
Deus, que sois Trino, vigiai sobre cada um de nós.
Deus, que sois Verdade, estirpai nossas mentiras.
Deus, que sois Vida, vivei em nós todos (... )
Deus, Ar que tudo pervade, estai em cada um de nós.
Deus, Água que tudo purifica, lavai-nos de nossa culpa. Deus, Terra que tudo sustém, inspirai-nos para que saibamos repartir...Amém

Nenhum comentário: