Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Santo do dia - 1º de outubro


Santa Teresa do Menino Jesus

Santa Teresa do Menino Jesus, ou simplesmente Santa Teresinha, é uma das santas mais populares, não somente no Brasil, mas em todo o mundo católico. Teresa Martin, seu nome de batismo, nasceu em Alençon França, 1873. Morreu em 1897, com apenas 24 anos de idade. Menina ainda, em 1881, começou a freqüentar como semi-interna as Irmãs beneditinas de Lisieux. Em 1888, vencendo grande resistência das autoridades eclesiásticas, ingressou no Carmelo de Lisieux, onde passou nove anos, até sua morte, causada por uma tuberculose pulmonar.

O seu itinerário espiritual - o caminho da "infância espiritual" - está descrito no seu famoso livro História de uma alma, cujo segredo é o reconhecimento de nossa pequenez diante de Deus: diante do Senhor Deus nosso Pai, devemos assumir uma atitude de criança. Ou seja, amar a simplicidade, confiar sem limites, cultivar a humildade que é a verdade, servir de modo desinteressado, viver a pobreza evangélica... Como os grandes místicos, Santa Teresinha passou por difíceis provas espirituais: aridez espiritual, angústias, especialmente durante os últimos dezoito meses de sua doença.

Oração
Prece do abandono à vida


Deus, nosso Pai, Santa Terezinha do Menino Jesus mostrou-nos que a verdadeira grandeza é sermos contados entre vossos filhos. Dai-nos humildade para reconhecermos a verdade em nossa vida. Dai-nos um coração simples, de criança, para corrigirmos nossos erros e perdoarmos àqueles que nos ofenderam. Fortalecei a nossa fé e a nossa confiança, quando formos provados pelo vosso amor e, qual criança, sentirmo-nos abandonados e longe da vossa presença consoladora.
Quando o sofrimento se abater sobre nós, quando o desespero quiser apagar a luz que ilumina os nossos passos, dai-nos, Senhor, a fortaleza de Santa Teresinha do Menino Jesus. Mesmo na aridez espiritual e na noite escura de nossa fé, saibamos esperar contra toda esperança. Quais crianças aflitas e atribuladas, supliquemos incessantemente a vossa proteção, vós que consolais os pequeninos, pois pequeninos vos fizestes em Jesus Cristo, que de tudo se despojou para que tivéssemos vida e vida em abundância. Amém.

Nenhum comentário: