Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

terça-feira, 14 de outubro de 2008

14 de outubro - Santo do dia

São Calisto I
(Papa e mártir)

Segundo a tradição, o papa São Calisto havia sido um escravo que conseguiu sua liberdade. O papa Zeferino conferiu-lhe o diaconato, encarregando-o da administração do Cemitério da Via Ápia (Catacumba de São Calisto). Eleito sucessor de Zeferino, Calisto governou a Igreja de Deus de 217 a 222.

Lutou intensamente contra as heresias e as idéias rigoristas de que certos pecados não podiam ser perdoados. São Calisto, entretanto, defendeu o princípio de que todo pecado pode ser perdoado pela Igreja, cumpridas as devidas condições.

Lutou também contra o cisma criado por Hipólito, que não o quis reconhecer como papa, devido a sua condição de escravo e especialmente pela sua condescendência para com os pecadores. Segundo consta, São Calisto foi assassinado durante um motim em que se defrontaram pagãos e cristãos.

Oração
Prece da presença consoladora de Deus
Senhor Deus, nosso Pai, mediante a fé e em virtude do vosso Espírito que dentro de nós clama "Pai!”, dai-nos a graça de vos sentir presente no mais íntimo de nosso coração. Senhor, vinde encher os nossos vazios e aplacar a nossa aflição; jamais nos falte o alimento da vossa Palavra libertadora. Façamos silêncio nas profundezas de nosso ser, para experimentar, à luz da fé, o vosso amor Salvador, pois vós operais maravilhas nos corações daqueles que vos procuram sem mentiras e hipocrisias. Senhor, quando o ruído das coisas emudece, quando a natureza toda se une num só abraço, quando todas as sementes germinam e brotam em cada regaço, quando cada útero gera um fruto sem cansaço, quando em nossos olhos a paz e a justiça fazem a sua morada, quando a vida flui sem muros, sem embaraços, voltemos o nosso olhar para vós que sois infinita bondade, ternura e no vosso amor recriais e sustentais a existência de tudo o que existe. Amém

Nenhum comentário: