Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Congregação Missionária Santo Inácio de Antioquia

Depoimento de D

Congregação realizará missa em louvor a Santo Inácio de Antioquia e receberá decreto canônico


A Congregação Santo Inácio de Antioquia – presente na Diocese de Bauru nas paróquias Santa Luzia, São Paulo Apóstolo e São Brás – convida a todos para a missa solene em louvor a Santo Inácio de Antioquia que será no dia 17 de outubro, às 20h, na Catedral do Divino Espírito Santo A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes, e concelebrada pelos padres e freis inacianos. A missa contará ainda com a presença do fundador da Congregação Missionária Santo Inácio de Antioquia, Cônego Gino Serafim. Na mesma ocasião, a Congregação receberá o Decreto de Ereção Canônica. Todos estão convidados para partilhar dessa alegria.

Saiba mais

Congregação Missionária Santo Inácio de Antioquia (CMSIA)

Para nós inacianos é um mês especialmente importante, pois é no dia 17 de Outubro que celebramos nosso Patrono, Pai Espiritual, Sto. Inácio de Antioquia.

Sou Trigo de Deus. Quero ser triturado pelos dentes das feras, a fim de me tornar o pão puro de Cristo” (Sto. Inácio aos Romanos).

Nestas palavras, Ignatius – Nascido do Fogo – o terceiro bispo de Antioquia, suplicou aos seus amigos influentes em Roma, para não agirem em seu favor para impedir o seu martírio. Assim, em 20 de dezembro do ano 107 d.C, Inácio foi escoltado do navio romano que havia levado cerca de 9 anos para entregar o seu prisioneiro de Antioquia a Roma. Foi trazido ao Anfiteatro Romano Flaviano, o Coliseo, onde no final de um dos grandes festivais romanos foi atirado aos leões da arena, como um grande espetáculo, coroando o final do festival.


Mas quem foi este homem, através do qual o martírio tornou-se exemplo para todos os cristãos? Quem foi este homem cuja vida nós, dentre toda a Igreja, missionários inacianos (Congregação Missionária de Santo Inácio de Antioquia - CMSIA) honramos e veneramos, bebendo de sua riquíssima fonte em nosso Carisma e sob a intercessão nos colocamos? Inácio era um sírio de nascimento que foi atraído pela primeira geração dos cristãos. Alguns autores acreditam que ele deve ter sido discípulo de S. João Evangelista. Com certeza foi amigo de S. Policarpo, a quem escreveu uma carta pessoal; este, certamente, um dos seguidores de João Evangelista. A Tradição o aponta como sendo eleito pelo próprio Pedro, Apóstolo e primeiro Papa, como o terceiro bispo de Antioquia, a segunda maior cidade de todo o Império Romano. Somente Roma era considerada a maior. Como Bispo de Antioquia, Inácio escreveu sete cartas que ajudaram a solidificar os fiéis da segunda e terceira geração da Igreja. Escreveu que a Igreja só pode preservar sua UNIDADE, se cada membro, homem e mulher, realizar essencialmente sua função como cristão no mundo, enquanto reconhecer que o seu bispo e presbíteros representam Cristo e seus Apóstolos.


Dentre todas as igrejas, particulares e comunidades cristãs, Inácio enfatizou a preeminência da Igreja de Roma, pois foi em Roma que se deu o martírio de Pedro. Inácio também escreveu que, em Cristo, vemos a UNIDADE dos opostos: Cristo é carne e espírito, isto é, de Maria e de Deus. Sujeito ao sofrimento e, ainda assim, inatingível pelo sofrimento. Através da vida de Deus em Cristo, a vida divina, a vida da Graça vem ao mundo. Os Profetas e Patriarcas do Antigo Testamento receberam, como que, “porções” desta Graça para preparar Sua vinda. Nós mesmos podemos receber esta Graça e, como os profetas, tornar-nos Instrumentos de Deus. Para nós, o meio essencial de receber essa Graça é através da Eucaristia, a qual Inácio chama de “Remédio da Imortalidade” e define como a real Presença de Cristo! Por volta do ano 98 d.C quando foi preso em Antioquia, durante a perseguição do imperador Trajano aos cristãos, ele já era conhecido pro todo o mundo cristão.


Em todo lugar que o navio que o levava prisioneiro aportava era recebido e saudado por centenas de cristãos. Literalmente, tinha que implorar aos cristãos mais influentes e abastados, para não usarem suas influências e ligações políticas no intuito de impedir o seu martírio. Por volta de 30 anos antes de sua morte já era querido pela Igreja (Universal) Católica como um santo. Hoje, Santo Inácio de Antioquia é lembrado na lista dos santos na Oração Eucarística número I (Cânon Romano). Sua festa é celebrada no dia 17 de outubro por toda Igreja. Para nós, Missionários Inacianos e para toda a família inaciana é motivo de grande alegria ter como inspiração carismática este homem chamado Inácio. Tamanha é sua importância para Igreja e para cada um de nós! Sum Frumentum Dei, Panis Christi!

Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.

Fonte: www.bispadobauru.org.br

Nenhum comentário: