Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

domingo, 17 de agosto de 2008

Leituras do Dia

Domingo, 17 ago 2008

Desde seus primórdios, a Igreja cristã propôs a seus fiéis ritmos de oração destinados a uma progressão contínua.
Assim, o Ano Litúrgico revive em nós a realidade do Mistério de Cristo. O Ano Litúrgico é, portanto, um calendário religioso que contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação.
De acordo com esse calendário religioso, leia abaixo as leituras propostas pela Igreja para o dia de hoje.

Primeira Leitura:
Is: 56,1; Is:56,6-7


1. Assim diz Javé: Observem o direito e pratiquem a justiça, porque a minha salvação está para chegar e a minha justiça vai se manifestar. 6. Aos estrangeiros que aderiram a Javé para prestar-lhe culto, para amar a Javé e serem seus servos, que observam o sábado sem profaná-lo e ficam firmes na minha aliança, 7. eu os levarei para a minha montanha santa, vou fazê-los felizes na minha casa de oração; os seus holocaustos e sacrifícios serão aceitos com agrado no meu altar, porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.

Salmo Responsorial
Sal:67,2-3; Sal:67,5; Sal:67,6; Sal:67,8


2. Deus tenha piedade de nós e nos abençoe, fazendo a sua face brilhar sobre nós, 3. para que na terra se conheça o teu caminho, e em todas as nações a tua salvação. 5. Que as nações se alegrem e exultem, porque julgas o mundo com justiça, julgas os povos com retidão, e governas as nações da terra. 6. Que os povos te celebrem, ó Deus. Que todos os povos te celebrem. 8. Que Deus nos abençoe, e todos os confins da terra o temerão!


Segunda Leitura
Rom:11,13-15; Rom:11,29-32

13. Portanto, digo a vocês, pagãos: como apóstolo dos pagãos, eu honro o meu ministério, 14. para ver se provoco o ciúme dos que pertencem à minha raça, e se consigo salvar alguns deles. 15. Pois se o fato de eles serem rejeitados trouxe a reconciliação do mundo, o efeito da reintegração deles será a ressurreição dos mortos. 29. porque os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. 30. Vocês foram desobedientes a Deus, e agora, pela desobediência deles, vocês conseguiram misericórdia. 31. Do mesmo modo, também eles agora desobedeceram, a fim de que, pela misericórdia feita a vocês, eles consigam então a misericórdia para eles. 32. Deus encerrou todos na desobediência, para ser misericordioso com todos.


Evangelho
Mt:15,21-28

21. Jesus saiu daí, e foi para a região de Tiro e Sidônia. 22. Nisso, uma mulher cananéia, que morava nessa região, gritou para Jesus: "Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim. Minha filha está sendo cruelmente atormentada por um demônio." 23. Mas Jesus nem lhe deu resposta. Então os discípulos se aproximaram e pediram: "Manda embora essa mulher, porque ela vem gritando atrás de nós." 24. Jesus respondeu: "Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel." 25. Mas a mulher, aproximando-se, ajoelhou-se diante de Jesus, e começou a implorar: "Senhor, ajuda-me." 26. Jesus lhe disse: "Não está certo tirar o pão dos filhos, e jogá-lo aos cachorrinhos." 27. A mulher disse: "Sim, Senhor, é verdade; mas também os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos." 28. Diante disso, Jesus lhe disse: "Mulher, é grande a sua fé! Seja feito como você quer." E desde esse momento a filha dela ficou curada.

Nenhum comentário: