Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Sites religiosos - temos que separar o joio do trigo

Clique em “Amém”

Anadir Romeiro, Maria Cecília dos Santos e Estela Moscardo são cristãs fervorosas. Elas se conheceram nas atividades da igreja que freqüentam, a Adventista do Sétimo Dia, na Vila Maria, zona norte de São Paulo. Juntas, organizavam festas para os fiéis. De tanto se dedicar à programação dos eventos da igreja, foram convidadas pelo pastor para ajudá-lo a formar uma corrente de oração. A idéia era criar uma rede de fiéis que orasse por aflitos quando eles precisassem – e pedissem. Para isso, recorreram a uma ferramenta poderosa: a internet. Com a ajuda de especialistas em informática, criaram um link no site da igreja para receber os pedidos de oração dos fiéis. Nascia assim o Ministério da Oração.

Hoje, o site da igreja repassa os pedidos que recebe para uma rede de devotos formada por 250 pessoas. São fiéis que se cadastram no próprio site ou alunos da escola da igreja. Os oradores solidários são chamados de “intercessores”. Cada intercessor é orientado a orar três vezes por dia pelas causas dos outros. Mas, se o pedido é urgente, como no caso de um seqüestro, acidentes e problemas de saúde grave, o atendimento espiritual é instantâneo. A rede de intercessores é acionada no momento em que o pedido chega.

O plantão da fé ganhou o nome de SOS Oração. “Recebemos pedidos de brasileiros que moram fora do país e também de pessoas que freqüentam outras igrejas”, afirma Anadir, de 50 anos. Em média, o Ministério da Oração recebe 15 pedidos por dia. A maioria para cura de doenças. A identidade de quem pede só é revelada se a pessoa autorizar.

O Ministério da Oração é uma pequena amostra de como a fé dos brasileiros tem se manifestado na internet. No site do padre Marcelo Rossi chegam cerca de 3.500 pedidos de oração por dia. O padre diz que grava todos os pedidos em CDs e os abençoa durante uma missa, uma vez por semana. A lógica por trás desse expediente é a crença de que quanto maior for o número de pessoas rezando por uma causa maior será a chance de o pedido ser atendido.

No site Oração e Mensagem, os pedidos de oração ficam expostos, como se fossem “posts” de um blog. Cerca de 300 mensagens, com os mais diferentes temas, formam um quadro das aflições da alma brasileira. A saúde é um tema recorrente. “Por favor, orem por meu pai. Ele está com problemas de coração e será operado em breve”, diz uma mensagem. Outra se refere à vida profissional: “Trabalho em um lugar onde sou perseguida, não tenho meu trabalho reconhecido. Todos com quem eu trabalho estão sendo reconhecidos, promovidos, exceto eu”.

Autora de uma tese sobre “altares on-line”, a professora de Teologia Mabel Salgado, da Arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais, afirma que as redes de oração on-line reinventam uma tradição brasileira, que é pedir graças e agradecer por tê-las recebido. “A diferença é que agora os devotos usam ferramentas modernas”, diz.

“A internet é um veículo cada vez mais importante para a comunicação da Igreja”, diz o padre Antonio Xavier, sacerdote da área de tecnologia da informação da Canção Nova, uma instituição da Igreja Católica voltada para os jovens e que tem por princípio usar os meios de comunicação para evangelizar os fiéis.

Segundo o sacerdote, o portal da Canção Nova recebe cerca de 6 milhões de acessos por mês. Abriga 200 blogs de assuntos variados e tem uma rede própria de relacionamentos virtuais. Em outras religiões, até o dízimo pode ser cobrado pela rede. No site da Igreja Mundial do Poder de Deus – fundada pelo pastor Valdemiro Santiago, dissidente da Igreja Universal do Reino de Deus –, os fiéis conseguem até imprimir um boleto bancário para pagar suas contribuições. Na era da fé on-line, os fiéis nem sequer precisam ir à Igreja para sustentá-la.

Eles oram por você - alguns endereços de sites

oracaoemensagem.com.br

É voltado para receber pedidos de orações. O cadastro exige apenas o nome e o e-mail de quem faz o pedido. Como em um blog, o “post” fica publicado no site e pode ser lido por qualquer internauta

cancaonova.com

Para pedir uma oração, basta abrir o link correspondente, escrever o pedido, clicar em “enviar” e esperar a graça

padremarcelo.com.br

No site de padre Marcelo Rossi, hospedado no portal Terra, há desde notícias religiosas do mundo todo até contato com organizadores de caravanas para as missas do padre-cantor. O espaço destinado aos pedidos de oração é decorado como uma carta

Nenhum comentário: