Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Santo do dia - 18 de dezembro

São Graciano

São Graciano foi o primeiro cristão a pregar na região de Tours, nas Gálias, e converteu todo o povo depois de cinqüenta anos de muito trabalho e muita perseguição por parte dos pagãos.

Tudo começou no ano 250, quando Graciano foi enviado às Gálias pelo papa São Fabiano com o cargo de bispo. Tours era dominada completamente pelo paganismo e, desde que chegou, o representante do catolicismo passou a ser perseguido pelos infiéis que não queriam abandonar a adoração dos falsos deuses.

Em certos períodos a perseguição era tanta e tão feroz que o bispo precisava se esconder em lugares solitários. Lá reunia os cristãos e os interessados em se converter para poder celebrar os cultos e pregar a palavra.

Mas ele perseverou e o grupo de cristãos foi crescendo. Os pobres da cidade começaram, pela primeira vez, a receber atenção e ajuda de alguém. Graciano chegou a fundar um hospital para eles e reza a lenda que ali lhe apareceu o próprio Jesus, avisando que a morte do santo se aproximava.

De fato, logo depois ele morreu. Seu corpo foi sepultado no cemitério cristão que ele mesmo implantara na cidade, mas depois foi transferido para a basílica no interior da cidade por São Martinho.

São Graciano, rogai por nós

Nenhum comentário: