Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

25 de dezembro - Santo do dia


NATAL DO SENHOR

No princípio, o nascimento de Jesus era festejado a 6 de janeiro, no Oriente, com o nome de Epifania, ou seja, manifestação. Mas um antigo documento datado do ano 354 atesta que em 25 de dezembro os pagãos comemoravam em Roma a ocorrência do solstício de inverno. Era a festa ao deus Sol, marcando o evento em que ele vencia as trevas do inverno.

Vem daí o significado da transferência da comemoração do nascimento do Messias para este dia, indicando aos cristãos que o verdadeiro sol a iluminar as trevas é o Cristo feito homem pela vontade de Deus.

Assim, com o tempo, o Oriente passou a comemorar o Natal também em 25 de dezembro. Os registros mostram que isso acontecia já em 376 em Antioquia e em 380 em Constantinopla.

Esse período em Roma era para os pagãos a época das férias de Saturno, quando os escravos se sentavam às mesas com seus senhores e ganhavam presentes. Mas a tradição de presentear no Natal cristão vem das oferendas dos reis magos ao Menino Jesus, na gruta de Belém.

A encarnação de Cristo marca a participação direta dos homens na vida divina. A festa do Natal é a demonstração maior da alegria de compartilhar com o Criador a encarnação de seu Filho Jesus, tornando-se um dentre nós.

Nenhum comentário: