Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Santo do dia - 28 de novembro


São Tiago de Marca

Tiago de Marca, cujo nome no mundo era Domingos Gangalli, nasceu em Monteprandone (ascoli Piceno) em 1394. Era ainda muito jovem quando perdeu o pai. Já aos sete anos era pastor, apascentava ovelhas. Apavorado pela obstinada presença de estranho lobo, que mais tarde ele chamará de “Anjo de Deus e não lobo como parecia”, abandonando o rebanho fugiu para Offida e foi morar com um padre, parente seu. Como na escola não aprendia com facilidade, is irmãos deixaram-no estudar. Prosseguiu os estudos de direito civil em Perúgia. Tornou-se tabelião. Estabeleceu-se depois em Florença. Voltando à Marca, para resolver negócios familiares, parou em Assis, e aí, após uma conversa com o prior de Santa Maria dos Anjos, decidiu entrar na família franciscana.

Por mais de meio século percorreu a Europa oriental e centro-setentrional não só para pregar o nome de Jesus (tema constante de suas homilias, a exemplo do seu mestre, São Bernardino ), mas também para cumprir delicadas missões por encargo dos Papas Eugênio V, Nicolau V e Calisto III. O nome de São Tiago de Marca está unido ao de Ÿao Bernardino de Sena e de São João de Capistrano, que foi seu companheiro nas peregrinações apostólicas por toda a Europa, assim como o humilde irmão leigo, Venâncio de Fabriano, de desde 1463 esteve constantemente ao seu lado.

São Tiago de Marca morreu no dia 28 de novembro de 1476 em Nápoles. Frei Venâncio, após a morte do mestre, escreveu uma vida na qual conta muitos milagres operados por ele durante a vida e depois da morte.

São Tiago de Marca, rogai por nós.


Nenhum comentário: