Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

domingo, 23 de novembro de 2008

23 de novembro - Santo do dia

São Clemente

São Clemente

Tambem conhecido como São Clemente de Roma.

Foi o quarto papa e martirizado em 101 DC pelo Imperador Trajano.
Ele seria da família de Flavius Clemens, primo do Imperador Momitian e não teria uma descendência Judia. Ele teria sido batizado por São Pedro.
Foi o terceiro sucessor de Pedro, logo depois de Cletus e
governou a Igreja por 10 anos de 88 a 97DC.
O historiador Origines e outros se referem a ele como o mesmo Clemente que Paulo chama de trabalhador (Phil4:3).
São Irineu (125-203) diz que Clemente havia conversado com alguns dos apóstolos.

A Catedral de São Clemente provavelmente foi construída no local onde era a casa de São Clemente.
Pela sua Ata de Martírio que ele converteu Theodora e seu marido Sisinnius e 423 outros romanos, e o Imperador Trajano o baniu para a Crimeia onde ele continuou a fazer seus sermões e milagres. A água mais próxima estava a 8 km de distancia, mas Clemente apenas fez suas orações e uma fonte jorrou água potável e abundante.

Ele pregava para os prisioneiros que trabalhavam nas minas e em breve os mineiros haviam construído várias igrejas para abrigarem os convertidos. Infelizmente este seu sucesso chamou a atenção, e ele foi condenado ao martírio.
É dito que foi colocado uma pedra de moinho atada ao seu corpo e ele foi jogado no Mar Negro, mas anjos vieram e construíram uma tumba sob as ondas, tumba esta que só ficava visível uma vez ao ano por uma posição especial das ondas.

Ele escreveu a primeira epístola aos Conríntios, e durante o pontificado de Clemente não houve nenhuma sedição nem insatisfação nos Corintios e a igreja de Roma estabeleceu a paz e eles renovaram sua fé a tradição recentemente recebida dos apóstolos.

As suas relíquias teriam sido trazidas da Crimea por São Cirilo, após terem sido milagrosamente recuperadas peça por peça mas alguns escolares acham que podem não ser dele. Apesar disto estão depositadas no altar de São Clemente em Coelian.

Na ate litúrgica da Igreja ele é mostrado com uma ancora e um peixe ou com uma pedra de moinho ou com uma fonte que joga água com suas preces e as vezes deitado no seu templo no mar.

Sua festa é celebrada no dia 23 de novembro

São Clemente, rogai por nós

Nenhum comentário: