Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

28 de janeiro - Santo do dia


SÃO TOMÁS DE AQUINO

Professor de teologia, filosofia e outras ciências nas principais universidades do mundo em seu tempo, frei caridoso, estudioso dos livros sagrados, sucessor na importância teórica de São Paulo e Santo Agostinho.

Muito se pode falar de São Tomás, mas o principal de sua obra perdura até os dias atuais. São dezenas de escritos, poesias, cânticos e hinos até hoje lidos, recitados e cantados por cristãos de todo o mundo.

Tomás nasceu em Aquino, em 1225, e começou os estudos que nunca mais abandonaria aos cinco anos de idade, no mosteiro beneditino de Monte Cassino.

Mais tarde, freqüentou a Universidade de Nápoles mas, quando decidiu entrar para a Ordem de São Domingos, encontrou forte resistência da família. Seus irmãos chegaram a trancá-lo num castelo por um ano, para tentar mantê-lo afastado dos conventos, mas sua mãe acabou por libertá-lo e, finalmente, Tomás pôde entregar-se à religião.

Não foi por acaso que escolheu para isso a Ordem de São Domingos, que trabalha para unir Ciência e Fé em prol da humanidade. Este sempre foi seu objetivo maior.

Conselheiro dos papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X, além do Rei São Luiz da França, Tomás lecionou em Paris, Roma, Bologna e Nápoles e jamais se afastou da humildade de frei, da disciplina que cobrava tanto de si mesmo quanto dos outros e da caridade para com os pobres e doentes.

Sábios e políticos tentaram muitas vezes homenageá-lo com títulos, honras e dignidades, mas Tomás sempre recusou. Era chamado para lecionar nas grandes universidades, escrevia e publicava obras importantíssimas, mas sempre voltava para a humildade de sua cela.

São Tomás D'Aquino morreu aos 50 anos, a caminho do II Concílio de Lion, em 1274, e imediatamente colégios e universidades lhe prestaram as mais honrosas homenagens.

Sua mais estudada e conhecida obra é a "Summa Teológica", além dos hinos "Tantum Ergum" e "Lauda Sion". É padroeiro das escolas públicas, dos estudantes e professores. Seus restos mortais estão em Tolouse, na França, mas o braço direito, com o qual escrevia, se encontra em Roma.

São Tomás de Aquino, rogai por nós

Nenhum comentário: