Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

1º de janeiro - Santo do dia


SANTA MARIA, MÃE DE DEUS

Deus se fez carne por meio de Maria. Ela é o ponto de união entre o céu e a Terra. Sem ela, o Evangelho seria apenas ideologia, somente racionalismo espiritualista, como registram alguns autores. Por tomar esta verdade como dogma é que a Igreja celebra, no primeiro dia do ano, a mãe de Jesus.

Maria assumiu para si a missão confiada por Deus, sabendo ela própria - por conhecer as profecias - que teria também seu próprio calvário, enquanto mãe dAquele que seria sacrificado em nome da salvação da Humanidade.

A homenagem a "Maria Santíssima, Mãe de Deus", foi a primeira festa mariana que apareceu na Igreja ocidental. Substituiu o costume pagão das dádivas (strenæ) e começou a ser celebrada em Roma, no século IV. Desde 1931 era comemorada no dia 11 de outubro mas, com a última revisão do calendário religioso, passou à data atual - a mesma onde antes se comemorava a circuncisão de Jesus, oito dias após a data de seu nascimento.

A comemoração de Maria neste dia soma-se ao Dia Universal da Paz. Ninguém mais do que ela poderia encarnar os ideais de paz, amor e solidariedade, que foi o terreno onde Deus fecundou seu amor pelos filhos e de cujo ventre nasceu Cristo, Aquele que personificou a união ente os homens e o amor ao próximo.

Dia da Paz, dia da Mãe. Nos tempos sofridos e sangrentos em que vivemos, um dia de reflexão e esperança.

Santa Maria, Mãe de DEUS, rogai por nós

Nenhum comentário: