Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sábado, 18 de abril de 2009

18 de abril - Santo do dia

São Galdino

Galdino nasceu em 1096 e cresceu em Milão, na Porta Oriental, no início do século XII, e ali também se tornou religioso, passando logo a auxiliar diretamente o arcebispo Oberto de Pirovano. Juntos enfrentaram um inimigo pesado, o antipapa Vitor IV, que, apoiado pelo imperador Frederico, o Barbaroxa, oprimia violentamente para dominar o mundo.

Como Milão fazia oposição, a cidade foi simplesmente arrasada em 1162. O arcebispo e Galdino só não morreram porque procuraram abrigo junto ao papa oficial, Alexandre III.
Mas logo depois Oberto morreu, e o arcebispado precisava de alguém que continuasse sua luta. O papa não teve nenhuma dúvida em nomear o próprio Galdino e consagrou-o bispo, pessoalmente, em 1166.

Galdino não decepcionou sua diocese católica. Praticava a caridade e instigava todos a fazê-lo igualmente. Pregava contra os hereges, convertia multidões e socorria também os pobres que se encontravam presos por causa de dívidas, geralmente vítimas de agiotagem.

A esses serviu tanto que suas visitas de apoio receberam até um apelido: "o pão de são Galdino". Uma espécie de "cesta básica" material e espiritual, pois dava pão para o corpo e orações, que eram o pão para o espírito. Foi uma fonte de força e fé para lutar contra os opressores.

Mas tudo isso era feito paralelamente ao trabalho político, pois no plano da diplomacia defendia seu povo e sua terra em tudo o que fosse preciso. Morreu no dia 18 de abril de 1176, justamente no instante em que fazia, no púlpito, um sermão inflamado contra os pecadores, os hereges, inimigos da Igreja, e os políticos, inimigos da cidade. Quando terminou o sermão emocionado, diante de um grande número de fiéis e religiosos, caiu morto de repente.

São Galdino, rogai por nós

Um comentário:

luisdfranca.blogspot.com disse...

Pe.Luis de França - vigário da Paróquia Santo Expedito disse...
Pe.Luis de França - vigário da Paróquia Santo Expedito disse...
RESPOSTA AO BLOG "SOMOS CATÓLICOS", QUE DE CRISTÃO NÃO TEM NADA.

È lamentável ver um meio de comunicação tão eficaz ser utilizado de maneira tão errada.Sua proposta de trabalho como missionários da interntet é completamente contrária aos ensinamentos de Cristo.Onde em uma total ignorância se propôe a combater os seus irmãos em cristo."Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” Ef.6:12.Em nome de um fanatismo religioso o máximo que conseguem provar ao mundo é que não aprenderam nada sobre os ensinamentos de Jesus Cristo e constantemente estão na net realizando sua inquisições tentando queimar outra instituições religiosas em suas fogueiras de palavras agtressivas ofendendo as outras Igrejas e consequentemente o próprio Cristo.
Poderia escrever muito mais coisas só que no momento não deixarei a falta de caridade cristã que vocês demonstram em seus escritos tomar conta de mim.
Recomendo a vocês que leiam um pouco mais as Sagradas Escrituras(mas lembre-se com humildade,para que não continuem arrogantes).
Antes de tentar denegrir a imagem da Igreja Católica Apostólica Brasileira ou de outras Igrejas com falsas acusações olhe para a instituição a qual você pertence.
Que Deus os perdôe!

14 de dezembro de 2009 23:27