Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 17 de abril de 2009

17 de abril - Santo do dia

Santo Aniceto

Aniceto nasceu na Síria e foi sucessor do papa são Pio I, em 155, no tempo em que Antonio era o imperador romano. Entretanto, além da perseguição sistemática por parte do Império, o papa Aniceto teve de enfrentar, também, cismas internos que abalaram o cristianismo.

A começar por Valentim, passando por Marcelina, que fundou a seita dos carpocratitas, considerada muito imoral pela Igreja, e chegando a Marcion, um propagador, com dotes de publicitário, que arregimentou muita gente, e muitos outros.

Sem contar a questão da celebração da Páscoa. Todos eles formaram seitas paralelas dentro do catolicismo, dividindo e confundindo os fiéis e até colocando-os contra a autoridade do papa, desrespeitando a Igreja de Roma. Contudo o papa Aniceto tinha um auxiliar excepcional, Policarpo, que depois também se tornou um santo pelo testemunho da fé, e o ajudou a enfrentar todas essas dificuldades. Policarpo exerceu, também, um papel fundamental para que pagãos se convertessem, por testemunhar que a Igreja de Roma era igual à de Jerusalém.

Outro de seus auxiliares foi Hegesipo, que escreveu um livro defendendo o papa Aniceto e provando que ele, sim, seguia a doutrina cristã correta, e não os integrantes das seitas paralelas. Mesmo com tão excelente ajuda, o papa Aniceto teve uma árdua missão durante os quase onze anos de seu pontificado, morrendo no ano 166, quase aniquilado pela luta diária em favor da Igreja.

Embora tenha morrido num período de perseguição aos cristãos, a Igreja não cita a sua morte como a de um mártir. Mas pelo sofrimento que teve ao enfrentar, durante todo o seu governo, os inimigos do cristianismo e da Igreja de Roma, por si só se explica o porquê da reverência a seu nome.

O seu corpo - aliás, foi a primeira vez que ocorreu com um bispo de Roma -, foi sepultado nas escavações que depois se transformaram nas catacumbas de São Calisto, na Itália.

Santo Aniceto, rogai por nós

Um comentário:

luisdfranca.blogspot.com disse...

Pe.Luis de França - vigário da Paróquia Santo Expedito disse...
Pe.Luis de França - vigário da Paróquia Santo Expedito disse...
RESPOSTA AO BLOG "SOMOS CATÓLICOS", QUE DE CRISTÃO NÃO TEM NADA.

È lamentável ver um meio de comunicação tão eficaz ser utilizado de maneira tão errada.Sua proposta de trabalho como missionários da interntet é completamente contrária aos ensinamentos de Cristo.Onde em uma total ignorância se propôe a combater os seus irmãos em cristo."Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” Ef.6:12.Em nome de um fanatismo religioso o máximo que conseguem provar ao mundo é que não aprenderam nada sobre os ensinamentos de Jesus Cristo e constantemente estão na net realizando sua inquisições tentando queimar outra instituições religiosas em suas fogueiras de palavras agtressivas ofendendo as outras Igrejas e consequentemente o próprio Cristo.
Poderia escrever muito mais coisas só que no momento não deixarei a falta de caridade cristã que vocês demonstram em seus escritos tomar conta de mim.
Recomendo a vocês que leiam um pouco mais as Sagradas Escrituras(mas lembre-se com humildade,para que não continuem arrogantes).
Antes de tentar denegrir a imagem da Igreja Católica Apostólica Brasileira ou de outras Igrejas com falsas acusações olhe para a instituição a qual você pertence.
Que Deus os perdôe!

14 de dezembro de 2009 23:27